Gestão de compras
No Brasil 84% das grandes empresas industriais designam a gestão desta área a executivos de elevado nível hierárquico, confirmando uma tendência global onde cada vez mais os profissionais de compras ocupam altos escalões nas organizações.
A posição elevada ao executivo de compras e suprimentos traz uma melhora no status do setor e tem aumentado a chance do executivo participar e influenciar na elaboração das estratégias e importantes decisões das organizações trazendo a perspectiva da função de compras para a mesa onde as decisões que definem o futuro da organização são consumadas
O volume de recursos gastos nas aquisições anuais e de responsabilidade deste setorchegam perto de 50% do faturamento das empresas, o que demonstra a necessidade do emprego de eficientes práticas de gestão que levem ao adequado emprego destes recursos. É Possível confirmar quando se olha para o total dos gastos realizados nas empresas sob a responsabilidade de Compras. Isto significa que o setor exerce grande influência sobre aquilo que é efetivamente gasto na organização. As empresas no mundo inteiro buscam organizar seus setores de Compras em torno dos conceitos de centralização e descentralização do processo de adquirir bens e serviços. Um setor de Compras/Suprimentos com processo centralizado pode proporcionar muitas vantagens, quando a organização tem diversas unidades de negócios ou setores locais onde as atividades de Compras são praticadas.
ELETRONIC DATAINTERCHANGE
O EDI, sigla inglesa de Eletronic Data Interchange é um sistema que permite a transferência eletrônica de dados entre diferentes computadores de uma forma estruturada. Ao contrário do que acontece com o correio eletrônico, nos sistemas EDI a informação é previamente estruturada em campos e informação. Um exemplo é a leitura e registro de materiais através a leitura de códigos de barra.
Segundo NgaiGunasekaran (2004) apontam que os investimentos em EDI estão crescendo a uma taxa