Gestão de Cadeia de Suprimentos
FORTALEZA – CEARÁ
JUNHO 2012
1. O que se entende por cadeia de suprimentos e quais os fatores externos que vem influenciando a sua gestão?
Consiste num conjunto de atividades que acabam na entrega de um produto ou serviço final ao cliente. No gerenciamento da cadeia de suprimentos são usados alguns métodos para proporcionar uma melhor integração e gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, dentre outros. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente. Sua gestão consiste em viabilizar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar os objetivos organizacionais.
Esta gestão pode ser impactada por não se ter total controle sobre toda a cadeia. Exemplo, terceirização de uma parcela da produção ou da logística. Outro desafio é a variação na demanda do cliente, muitas vezes desconhecida, o que implica um planejamento da produção mais complexo. Os produtos também sofrem mudanças (nova estação, moda, modelos, melhorias), o que colocará em evidência a necessidade de uma estratégia de preços e cálculos de custos de fornecimento e estoque.
Fatores externos que influenciam a GCA
1) Mudança de Mercados;
2) Tecnologia da informação;
3) Os Governos;
4) O Meio Ambiente.
2. O que é ERP E EDI e quais sua principais funções?
ERP (Enterprise Resource Planning) - Os ERPs são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Sua integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade,