Gestão de cadeia de suprimentos
Segundo descrição de “Rockford Consulting Group - RCG” (2001) cadeia de suprimentos é o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes.
RCG (2001) afirma que a cadeia de suprimentos segue a seguinte ordem: ▪ O primeiro passo é a obtenção do pedido de cliente, onde é verificada a necessidade de aquisição de matéria prima. ▪ Depois vem o processo de produção ▪ Armazenamento e distribuição dos produtos ▪ Entrega para o cliente
A agilidade em cada uma dessas atividades é a chave para o sucesso da cadeia de suprimentos.
Cadeia de suprimento pode ser definida como um grupo de firmas interligadas por vários processos, e assim obter o produto final. Para ter um gerenciamento efetivo, a organização deve considerar a coordenação de todas as diferentes partes da cadeia, o mais ágil possível, sem perder a qualidade ou a satisfação do cliente.
Os benefícios de um bem organizado gerenciamento da cadeia de suprimentos é a redução de estoque, baixo custo de operação e ter o produto que satisfaça o seu cliente na hora exata. Além de a demanda de mercado, serviços ao cliente, transporte e preço competitivo devem ser plenamente entendidos para que a estrutura da cadeia de suprimentos seja efetiva. Isto é, esses são os pontos que uma organização deve levar em consideração para estruturar sua cadeia de suprimentos.
As dificuldades da gestão da cadeia de suprimentos podem ser devidas a alocação descoordenada e fragmentada de responsabilidades das diversas atividades da cadeia para diferentes áreas funcionais. É considerada como essência da gestão da cadeia, a visão como integradora e coordenadora das atividades de produção e logística.
Elementos básicos e estruturação
Para estruturar uma cadeia de suprimentos a empresa deve entender os tipos de demanda, nível do serviço requerido pelo consumidor, a