Resumo do texto “a práxis liberal no brasil: propostas para reflexão e pesquisa"
No decorrer deste texto, dois termos chaves unificados em uma expressão serão interpretados de uma maneira alternativa. A idéia central baseia-se na práxis do liberalismo no Brasil. Práxis em si, está relacionada a toda ação política, e o Liberalismo pode ser analisado como indicador de uma visão a qual a sociedade e o governo deveriam ser organizados de maneira oposta ao controle religioso e ao estabelecimento de prioridades sociais por qualquer forma de poder acima da própria sociedade, tal quais se viam presentes na maioria das sociedades antes do século XVI.
2. História ― Propostas para Reflexão
A economia latino-americana por ser baseada na exportação de produtos agrícolas e minerais (comum para comunidades coloniais) sofria impactos desproporcionais de acordo com os movimentos econômicos europeus. Nesse sistema, estava incluído o Brasil. Durante o período que antecedeu o processo de independência política, o Brasil passou diversas vezes pelos efeitos dessa flutuação econômica inconstante, afinal Portugal em meados do século XVIII estava perdendo o posto de um dos principais países europeus sendo que a diferença entre o progresso contínuo de Portugal e o resto da Europa era visivelmente um fator que demonstrava isso.
Nas últimas décadas da era colonial, criou-se uma elite brasileira com poder econômico gerado pela criação do gado e também das atividades comerciais. Membros dessas famílias eram enviados a Portugal para se formarem em suas escolas de qualidade. A exposição de parte da elite intelectual às idéias que estariam circulando pelo mundo fez com que fosse descoberto que Portugal no momento era um poder decadente e uma nação estagnada, e de certa forma, se o Brasil continuasse submisso a esse país não estaria caminhando em direção ao progresso. Era necessário um novo conjunto de idéias políticas e valores econômicos para que o Brasil voltasse aos trilhos do progresso. Esse conjunto foi baseado nos sistemas