GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Para obter a implantação da gestão da qualidade total é necessário observar os aspectos relacionados dentro de uma empresa para chegar ao seu objetivo. Com isso, é de extrema importância analisar a implementação da GQT (Gestão da Qualidade Total) em unidades de informação.
Segundo Valls, existem regras indispensáveis a serem seguidas, como por exemplo, “A qualidade é o primeiro passo, uma vez que somente essa forma de gestão produz benefícios a longo prazo”, ter qualidade naquilo que se faz resultará a formação de uma excelente GQT. Para chegar a esta excelência, É “crucial que a seleção e utilização dos instrumentos utilizados no Sistema da Qualidade sejam baseados na análise e entendimento das necessidades dos clientes”, outro fator importante nas recomendações, de Carl Johannsen, e também vale ressaltar as necessidades da empresa.
Pode-se considerar que a GQT é ter competência e efetividade na ação de todos os elementos que a constituem, seus princípios traduzem exatamente isso, é um sistema uniforme, padronizado, e que visa à satisfação dos clientes, aperfeiçoamento contínuo, não aceitação de erros, e outros elementos.
Com base nessas informações, tendo um sistema de GQT eficiente, comprometimento por parte dos funcionários e, respeitando a politica da empresa, há grandes possibilidades de se manter no mercado e também ter a evolução e inovação na meta que se busca.
Conclui-se que a gestão da qualidade total é um processo no qual consiste qualidade primeiramente, análise das informações que se obtém, ambiente da empresa e padronização em seus serviços, e com esses aspectos bem resolvidos resulta em eficiência e eficácia.