gestão da produção
CUSTOS
Conceitos muito simplificados afirmam que “quando uma despesa for atribuída aos vários produtos de uma empresa, ele passa a se denominar custo ou custo de produção”. Embora o custo seja “a despesa atribuída à produção”. (LEONE, 2002 pag, 52)
Segundo Leone (2002) existem vários tipos de custos tanto quanto forem as necessidades gerenciais. O contador de custos estabelece e prepara tipos de custos diferentes que vão atender as diferentes finalidades da administração.
Para Leone (2002) o custo pode ser classificado em três grandes grupos:
Custo para a determinação do lucro e a avaliação do patrimônio: custos históricos ou reais, custo primário, de transformação, das mercadorias fabricadas e custo de mercadorias vendidas. Custo para o controle das operações: custos diretos e indiretos, custos-padrão, custo estimado e custo pela responsabilidade.
Custos para planejamento e tomada de decisões: custos fixos, custos variáveis e custos semivariáveis.
1.2 Margem de contribuição
1.2.1 conceito
“a margem de contribuição ou contribuição marginal é a diferença entre as receitas e os custos diretos e variáveis identificados a um produto, linha de produto, serviços, processos, segmentos, enfim, a cada um dos objeto em que se pode dividir a atividade de uma empresa”. (LEONE, GEOGE 2000 P. 380).
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Segundo Rezende e Abreu (2001, p.78), “Tecnologia da Informação são recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”.
Para Cruz (2000, p.24) Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja aplicado no produto que esteja aplicado no processo.
Barkos e Treacy (1986) reflete que a TI e a melhor arma para ser inserido no mercado as empresas e ou as organizações.
Segundo CHILDED,1975) desde a década de 1940 os estudiosos começaram a definir