gestão complicada
definir quem faz o quê, e
definir quantas horas totais no período (dia/semana/mês) cada funcionário dedica ao trabalho.
Quanto aos objetivos derivados a partir de sua análise, podemos: definir a atividade mais importante;
estabelecer o fluxo da atividade principal;
verificar a fluência e continuidade da atividade principal;
identificar sobreposições de tarefas; e
detectar sobrecarga ou ociosidade.
Para confeccionar o quadro de distribuição do trabalho, devemos levar em consideração as tarefas individuais, a consolidação das atividades, a montagem do quadro e sua posterior análise.
Para definir tarefas individuais, deve-se definir quem faz o quê e com que frequência. Relacionar por funcionário: o que ele faz, com que frequência e quanto tempo gasta no trabalho.
Na consolidação das atividades, levam-se em consideração os grupos de atividades complementares, semelhantes e de mesma natureza. Os grupos de atividades complementares são compostos por aquelas que, para serem executadas, necessitam que uma outra seja executada anteriormente. De forma geral, a sequência é rígida e preestabelecida.
Os grupos de atividades semelhantes são compostos por aquelas que apresentam, praticamente, as mesmas características.83
Estrutura e Processos Organizacionais
Unidade 3
Os grupos de atividades de mesma natureza relacionam as atividades com o atendimento das principais necessidades empresariais divididas em grupos: natureza fiscal, jurídica, contábil, financeira.
Uma vez consolidadas as informações, forma-se o conteúdo do
Relatório de Consolidação de Atividades.
A montagem de QDT deve relacionar as atividades desenvolvidas pela área em estudo. Aconselha-se que essa relação obedeça a uma ordem decrescente de importância.
Ao analisar o QDT, podemos fazê-lo em relação ao tempo consumido, ao volume de trabalho, ao custo da tarefa e