ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ética nas atividades organizacionais. A ética nas organizações destina-se a todas as pessoas que trabalham na área empresarial, a fim de agir de forma correta e honesta diante dos fatos ocorridos na empresa. Ao adotar uma postura ética, as empresas alocam um diferencial relevante, garantindo assim credibilidade no mercado competitivo.
PALAVRA-CHAVE:
Ética, Organização,
INTRODUÇÃO:
A falta de ética na sociedade contemporânea esta cada dia mais freqüente, as pessoas então deixando de lado crenças e valores que são relevantes, a fim de praticarem ações antiéticas, seja no meio religioso, esportivo, político e outros.
As organizações têm um grande papel na sociedade e precisam adotar posturas éticas, a fim de desenvolver melhores produtos e serviços para os consumidores se quiserem permanecer firmes no mercado.
DESENVOLVIMENTO:
Muito se fala sobre ética nas organizações e profissional dentro do mercado de trabalho. A ética pode ser considerada um conjunto de atitudes e valores aplicados dentro do ambiente corporativo, sendo assim, fundamental para o andamento das atividades da companhia e claro, para o bom relacionamento entre os colaboradores. Como fazer a ética acontecer de forma correta?
Para Renata Burgo, coach e psicóloga organizacional, a ética nos conduz a idéia de universidade moral e faz com as que as pessoas tenham um comportamento adequado perante a sociedade. “Sem ela, não teríamos regras, respeito, valores e caráter”, completa a especialista.
De acordo com esse raciocínio, podemos entender que a ética empresarial é importante para orientar seus profissionais a agirem conforme condições primárias estabelecidas. As empresas estão se conscientizando do perigo iminente que representa a falta de ética para os negócios. Haja vista, os famosos casos de escândalos divulgados nas últimas décadas. No entanto, para que uma empresa seja considerada