questionario
1. Existem padrões de produção estabelecidos?
2. Os custos estão padronizados?
3. Os chefes de departamento realizam reuniões periódicas com o fim de analisar as causas de afastamento dos padrões estabelecidos?
4. Usa controles visuais para acompanhar a execução do planejamento e da programação manuais e/ou informatizados?
5. Mantém programas de simplificação de trabalho para assegurar a consciência do "por que" de cada operação, assim como da economia dos movimentos e dos materiais?
6. Usa técnicas do estudo de tempos e movimentos?
7. Usa fluxogramas (gráficos de processo), isto é, quadros, indicando as etapas de fabricação de um produto ou a seqüência de qualquer operação, para exame dos percursos interno, transportes e manuseio, sejam eles manuais ou mesmo em programas de gestão da produção?
8. Usa técnicas estatísticas na inspeção de padrões de qualidade?
9. Mantém programa com o fim de realçar perante os funcionários de cada setor e de maneira global, os controles da qualidade e dos desperdícios?
10. Mantém um programa de inspeção e manutenção do equipamento e instalações? Elabora orçamento para este fim?
11. Realiza periodicamente estudos com o fim de ver se a rotina burocrática não está excessivamente cara e demorada?
12. Estuda novas tecnologias com vistas a sua possível utilização na empresa?
13. Em casos de mudanças ou inovação tecnológica ou de gestão, realiza reunião consultiva com dirigentes e chefes de departamentos?
14. É possível melhorar a qualidade de seus produtos sem aumentar muito os custos? É possível reduzir os custos atuais sem prejudicar a qualidade?
15. Já tentou obter a opinião de administradores mais experimentados de consultores da área ou de alguma entidade especializada (como a ABTG, por exemplo)?
16. Já procurou visitar gráficas de segmentos de mercado semelhantes que estejam obtendo melhores lucros, para tirar algum ensinamento?
17. Faz exame periódico das embalagens para