Gestão avista
O QUE É O SISTEMA DE GESTÃO À VISTA
Mello (1998) definiu Gestão à Vista como sendo uma forma de comunicação que pode ser observada por qualquer um que trabalha em uma determinada área, qualquer um que esteja de passagem por esta área e para qualquer um que possa visualizá-la. Ou seja, é aquela comunicação que está disponível em uma linguagem acessível para todos aqueles que possam vê-la, trazendo uma nova luz e uma nova vida à cultura no local de trabalho, através do compartilhamento das informações.
VANTAGENS
* Os problemas são tratados por todos que estão ligados diretamente a ele; * Participação de todos do grupo de trabalho; * Satisfação pessoal dos funcionários; * Reconhecimento pela alta administração; * Redução de todos os indicadores relacionados a defeitos, gastos e desperdícios. * Aumento da produtividade e comprometimento da equipe.
DESVANTAGENS
* Necessidade de estruturação das áreas de apoio para facilitar o trabalho; * Líderes informais pouco preparados prejudicam o andamento das tarefas diárias; * Medo das pessoas serem identificadas com o problema; * Os resultados não se confirmam em curto prazo.
Segundo Ferro (2009) quando os objetivos são primordialmente de curto prazo, quer seja um mês ou um trimestre, muitos esforços tornam-se uma busca incessante para “fazer os números” no período definido, mesmo diante do reconhecimento de que determinadas ações podem significar implicações negativas no médio e longo prazo.
Para termos êxito, precisamos traduzir, alinhar e transformar a estratégia da empresa na estratégia como tarefa de todos. A estratégia de forma macro é de difícil compreensão e assimilação para os funcionários diretos e, portanto, apenas ouví-la não é suficiente. É necessário criar um método para desdobrá-la e praticá-la. Segundo Tonkin (1998), sabe-se que as pessoas se lembram de:
10% dos que elas ouvem;
25% do que