Gestão ambiental
DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUC. , CIENCIAS E TECNOLOGIA TRIANGULO MINEIRO (IFTM).
.
Disciplina: Gestão Ambiental
IAGNÓSTICO AMBIENTAL DA FAZENDA SOBRADINHO (IFTM):
A fazenda Sobradinho, onde se localiza o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campo Uberlândia, possui 286,5 hectares. De suas terras, 80% são agricultáveis e 20% são reservas nativas. São 37.299,92 m de área construída.
BACIA HIDROGRAFICA CORREGO BEBEDOURO:
Levantamento Plurianual do Instituto.
Aspectos geomorfológicos:
Relevo dissecado:
Localiza-se próximo as calhas do Rio Araguari, limtando-se à unidade do relevo intensamente dissecado. Apresenta relevo do tipo denudacional convexo e tubular.
Relevo intensamente dissecado:
Essa morfoescultura e encontrada apartir do baixo curso do Rio Araguari, ocupando uma faixa estreita ao longo do vale.
Solo: O solo é caracterizado como latossolo vermelho, possuindo alto teor de argila (40 a 50%), boa fertilidade e Ph 6, necessitando de calagem em apenas uma pequena área. O solo é pesado, com média profundidade, bem drenado, e utilizado com base em técnicas conservacionistas.
Pre-cambriano: Nesta unidade geológica encontra-se a formação de rocha do grupo Araxá, constituídas xistos por quartiztos e gnaisse. Os xistos apresentam zonas de transição para o gnaisse, com o incremento de quartzo e feldsppato, redefinindo-se a mudança da estrutura que passa de xistosa para gnáissica.
Serra geral: A formação de Serra Geral é composta de Basalto. Quanto a sua petrologia, é constituído de basaltos toleíticos, de granulação fina e afanítica, de coloração preto a preto cinzento, nos corpos maciços, e marrons escuros, nos visiculares
(Barcelos, 1984 Santos, 2002).
Cenozoico: Na bacia do Córrego Bebedouro as rochas da formação Serra Geral, de caráter vulcânico, apresentam-se recobertas, em grande extensão,