Gestão ambiental
Gestão Ambiental – forma de gerenciar o meio ao a organização para não causar impacto negativo sobre o ambiente. Gestão Ambiental é um instrumento que pode proporcionar a sobrevivência e a diferenciação das organizações no mercado. Nos últimos 30 anos, o termo qualidade tornou-se um dos grandes focos no mundo dos negócios. O movimento global da qualidade trouxe grande contribuição à gestão ambiental. Tanto a TQC (Total Quality Control) foram importantes, estão baseados no conceito de melhoria continua. No entanto o conjunto de normas ISSO 9000, que mais contribuiu para gestão ambiental.
Meio Ambiente – A legislação nacional define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem fissica, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O meio ambiente pode ser classificado em quatro tipos: - meio ambiente natural (natureza); - meio ambiente cultural; - meio ambiente artificial; - meio ambiente do trabalho. Para produção de mercadorias ocorre por meio de extração de vários tipos de meio ambiente, sobre tudo o meio ambiente natural, entretanto a grande maioria dos recursos naturais não é renovável, eles são limitados, na qual deve haver uma preocupação com a preservação do meio ambiente para não esgotar os recursos naturais. Os recursos naturais podem ser: renováveis (plantas e animais);não-renováveis são limitados (petróleo, carvão e mesmo gás natural).
Sustentabilidade
A expressão desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1980, no documento Estratégia de Conservação Mundial. Conservação dos Recursos vivos para o desenvolvimento suatentável. De acordo com esse documento “para ser sustentável o desenvolvimento precisa levar em conta fatores sociais e ecológicos, econômicos; as bases dos recursos vivos e não vivos; as vantagens de ações alternativas a longo e a curto prazo. Em