Gestão ambiental
Mostra traça painel sobre o conflito ocorrido no Brasil entre 1707 e 1709
Guerra dos Emboabas - 300 anos depois
Tratado pela história e por diversas linguagens artísticas, o Mito do Eldorado, que engloba as lendas concebidas por exploradores europeus no início da colonização das Américas, é o mote da exposição Guerra dos Emboabas – 300 anos depois, apresentada na Casa do Bandeirante até o dia 27 de junho.
A mostra traça um painel sobre o conflito ocorrido no Brasil, entre 1707 e 1709, que contrapôs interesses de portugueses e bandeirantes paulistas na disputa pelo direito de explorar as jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais. O episódio histórico ficou conhecido como Guerra dos Emboabas.
O visitante pode conferir diversos módulos que tratam vários temas sobre o conflito, entre eles os aspectos do território, da fauna e flora, os caminhos para Minas, os tipos de mineração e os próprios emboabas. Há, também, imagens de viajantes europeus que estiveram no Brasil no século 19 e produções de artistas atuais. Assim, a exposição conta com trabalhos de Debret; com criações da aquarelista Julia Bianchi, que concebeu representações dos episódios principais do conflito; ilustrações do desenhista José Octávio Cavalcanti sobre as construções existentes nas cidades mineiras do período colonial; e imagens do fotógrafo Pedro David, que registrou as paisagens nas quais, há 300 anos, ocorreram os confrontos mais significativos.
Serviço: Casa do Bandeirante. Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã. Zona Oeste. Tel. 3031-0920. Abertura: dia 7, das 11h às 14h. Visitação até dia 27/6/2010. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis