Gestão ambiental
EVANDRO PEREIRA 8º ADM – FANAN QUESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS
A industrialização tão acelerada nos últimos séculos tem chamado a atenção para o problema do esgotamento e do mau uso dos recursos naturais. Problemas como poluição, aumento do calor e crescimento populacional desordenado têm mostrado que o modelo de desenvolvimento atual precisa ser revisto. A meio ambiente que sempre foi deixada de lado hoje se tornou questão de sobrevivência da humanidade e apesar da solução não ser fácil, todos os setores da sociedade precisam estar envolvidos e imbuídos para isto, tanto os indivíduos, quanto o setor público e as empresas.
As organizações não podem mais fechar os olhos para este problema, como antes. Tanto os consumidores quanto a legislação ambiental tem pressionado as empresas para reverem suas posturas de maneira a diminuir os impactos negativos sobre o meio ambiente. Antes se os problemas ambientais pareciam distantes e impensáveis, cada vez mais a consciência ambiental tem aumentado. As pressões obrigaram as empresas a criarem um sistema próprio de gestão ambiental para seus processos de forma a atenderem às demandas dos clientes e cumprirem a legislação ambiental.
Um bom sistema de gestão ambiental corresponde a um conjunto de práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que objetiva obter melhor desempenho ambiental, bem como, controle e redução dos seus impactos ambientais. Desempenho Ambiental consiste em resultados mensuráveis da gestão de aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços de uma organização.
Faz parte deste processo o uso racional dos recursos naturais, forma de exploração sustentável e responsabilidades no consumo. Empresas que respeitam o meio ambiente agregam valor à sua marca e são bem vistas pela sociedade e pelo consumidor. Um sistema bem implantado de gestão ambiental além de gerar estes benefícios podem implicar em diminuição de alguns custos