GESTÃO AMBIENTAL
R: Em lagoa de pouca profundidade a concentração de OD e baixa, porque no clima tropical há diminuição de OD devido há altas temperaturas , e devido a pouca profundidade não existe estratificação, oi seja camadas de aguas diferenciadas. A concentração pode variar de acordo com a movimentação de entrada e saída de agua a referida lagoa, uma vez que a lagoa pode ter ligações com outros corpos d’agua.
2. Riacho com pouca corrente de água em região tropical.
R: A concentração de OD nesse corpo d’agua é alta, devido ao movimento da corrente que faz com que exista troca gasosa do oxigênio em contato com ao da atmosfera.
3. Rio com correnteza em região montanhosa de clima temperado.
R: A concentração de OD no rio é alta, devido a temperatura ser mais baixa, pois estamos falando do clima temperado, sendo assim existe uma quantidade maior de OD (contrario do clima tropical), pois a correnteza do rio faz com que haja alta oxigenação no corpo d’agua, fator preponderante para o aumento de OD neste caso.
4. Superfície dos oceanos.
R: A concentração de OD depende basicamente da condição do clima, no verão ocorre a estratificação (camadas de água diferenciadas) térmicas de químicas das aguas e é por isso que a concentração de OD na superfície do oceano é alta estando próximo do ponto de saturação (solubilidade de OD na água), devido ao contato do ar atmosférico. Podemos dizer que em condições idênticas de temperatura e pressão atmosférica a salinidade é a principal causa do menor valor de OD em águas salgadas, em comparação a águas doces, pois a presença de sais, juntamente com a temperatura e a pressão dificultam a solubilidade do oxigênio do mar.
5. Corpos d’água eutrofizados ao amanhecer.
R: A taxa de OD ao amanhecer é baixa, pois as algas consomem oxigênio durante a noite eutrofizando o corpo d’água, sendo assim, durante o dia a alga realiza o processo da fotossíntese consumindo CO2 e liberando