Gestão ambiental
- Monitoramento Ambiental: Diz-se da realização de medições ou observações sistemáticas de um parâmetro ou atributo ambiental, a partir de uma amostra, em uma série espaço-temporal, fornecendo subsídios para o diagnóstico ambiental da área para Avaliação de Impactos Ambientais e de sistemas de tratamentos de efluentes. O monitoramento é um instrumento que permite acompanhar a eficiência das ações de controle ambiental e a gestão ambiental de empreendimentos potencialmente poluidores; verifica-se, por meio do monitoramento, a adequação do processo produtivo às normas e padrões ambientais; é também um instrumento de planejamento ambiental que avalia a qualidade ambiental e direciona o uso e a ocupação do solo de uma determinada região.
-Plano de Manejo: “Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade” (Lei Federal nº 9.985, de 18/07/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC)
-Ecossistema: Sistema natural e aberto que se constitui na unidade funcional de base da Ecologia. Inclui todos os fatores físicos e biológicos (elementos bióticos e abióticos) do meio e as interações recíprocas entre o meio e os organismos. Um ecossistema diferencia-se de outro por sua diversidade biótica e estrutura trófica,