Gestão Ambiental
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) - é um instrumento de gestão ambiental que se caracteriza como um processo de análise de uma ação antrópica proposta através de um projeto de empreendimento, o qual visa antecipar o conhecimento dos futuros impactos ambientais negativos e positivos, permitindo selecionar as alternativas que cumprindo os objetivos propostos, maximizem os benefícios e minimizem os impactos indesejáveis.
Métodos para a avaliação do impacto Ambiental:
1. Redes de interação (diagramas de sistema):
Através das redes de interação, é possível relacionar uma sequência de impactos, a partir de determinada ação. Neste método, são utilizados diagramas, gráficos ou fluxogramas, mostrando a cadeia de modificações que ocorrem, ou seja, os impactos diretos e indiretos que podem resultar de um empreendimento.
Vantagens: Abordagem integrada de impactos e interações.
Desvantagens: Não detectam: importância relativa dos impactos, aspectos temporais e espaciais, dinâmica dos sistemas.
2. Superposição de cartas:
Este método consiste na elaboração de vários mapas de uma mesma área, cada um destacando um aspecto ambiental da mesma. Através da superposição dos mapas, é possível identificar as áreas de maior valor ambiental, nas quais os impactos são mais significativos.
A superposição de cartas tem sido utilizada no planejamento territorial, na realização de diagnósticos ambientais e na definição de locais adequados para implantação de determinados empreendimentos.
Vantagens: Boa visualização e exposição de dados.
Desvantagens: Resultados subjetivos; não quantifica magnitude, difícil integração de dados socioeconômicos, não considera dinâmica dos sistemas.
3. Modelos de simulação:
São utilizados para simular o comportamento de determinado sistema ambiental, após uma ou mais modificações provocadas no mesmo. É um método que pode apresentar bons resultados para a previsão em determinadas situações