gestão ambiental
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT
GESTÃO AMBIENTAL
ANÁLISE: O DESAFIO DESSE TAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DA
FORTALEZA/CE
MAIO/2014
A Holanda é um dos países que mais tem se destacado para atingir níveis mais altos de eco-eficiência. Assim, a mesma colocou em prática um Programa de Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis, a fim de reduzir o impacto ambiental a cada unidade de produto consumindo, assim atingindo sua máquina produtiva a Fator 20 a 40, dentre de 50 anos. Esse desafio vem sendo chamado de Fator 10, no qual tem o desafio de melhorar a eco-eficiência dos produtos e processos.
O artigo toma como exemplo a nutrição, discutindo a viabilidade de avanços tecnológicos e científicos. Onde as principais vias de inovação foram: Uso multifuncional sustentável da terra; Horticultura tecnologicamente avançada de ciclo fechado; Conversão integral das colheitas e da biomassa; Alimentos baseados em novas proteínas; e Tecnologia de sensores. 1.1 Uso multifuncional sustentável da terra.
Esse uso considera a terra não só provedora de alimentos, mas também de serviços como, gestão de recursos hídricos, captação de energia, regulação climática, lazer e recreação e proteção da biodiversidade.
Com isso, para se fazer esse uso, a produção deve mudar de exploração especializada para empreendimentos multifuncionais.
Segundo Kiperstok, alguns gargalos tecnológicos devem ser superados através da pesquisa: fechamento de ciclos de nutrientes; retorno de restos domiciliares na forma de nutrientes para a terra; sistemas avançados de rotação de culturas; captação e transformação de energia solar, eólica, hídrica e a partir da biomassa, e resíduos animais.
Assim, estudos identificam possibilidades de aumentar a eco-eficiência 20 vezes mais com as medida citadas acima.
1.2 Horticultura tecnologicamente avançada de ciclo fechado.
Nesse processo