Gestão Ambiental
O objeto de estudo deste trabalho é a implantação do hipermercado Carrefour Sônia Maria. Na época de sua construção, sobre vários problemas que surgirão e quais as questões resolvidas e que está em aberto, descontentamento publico pela desmatamento local, e uma rejeição dos moradores locais.
1.1. Eco-92 e Agenda 21
A discussão sobre o meio ambiente se deu inicio na Suécia, Estocolmo em 1972, tendo sua primeira conferencia de grande impacto no Rio de Janeiro em 1992 Na reunião, que ficou conhecida como Rio-92, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente. Desde então, estão sendo discutidas propostas para que o progresso se dê em harmonia com a natureza, garantindo a qualidade de vida tanto para a geração atual quanto para as futuras no planeta.
A principal pauta resultante da Eco-92 foi o desenvolvimento da A Agenda 21 que pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
1.2. Protocolo de Kyoto
Após a Rio-92, em 1997 foi realizado em Kyoto, Japão, há 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, onde foi afirmado um acordo ambiental onde se estabeleceu metas de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que correspondem a cerca de 70% das emissões relacionadas ao aquecimento global, e de outros gases causadores do efeito estufa para os países industrializados.
O objetivo era reduzir, entre 2008 e 2012, a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos países do anexo -1 e para países que não são do anexo-I, como o Brasil está entre eles, apenas a necessidade de redução da emissão de CO2, sem ser determinada uma cota. Para entrar em vigor, o pacto precisa virar lei em pelo menos 55 países que somem, ao todo, 55% das emissões de CO2. Até agora,