Gestão ambiental
Mª. Suzana Ximenes
Gestão Ambiental, Responsabilidade Ambiental
Ed. Atlas 2° edição Autor: Reinaldo Dias
A evolução histórica da questão ambiental
A contaminação ambiental foi acelerada com o processo da revolução ambiental industrial, onde passa levar o ser humano a extinção.
O ser humano foi criado para viver no ambiente natural, e para sua sobrevivência veio modificar esse ambiente. Com suas capacidade foi criando ferramentas com um único objetivo, e na pré- historia não afetou o ambiente. Deste então o ser vivo vem transformando a natureza para a sua satisfação, sempre buscando a melhor qualidade de vida. Com a descoberta que trabalhando juntos seus objetivos será alcançados isso se torna um problema ao ambiente natural. A intervenção humana Foi multiplicando e superando seus limites se tornando no temido predador como tecer fibras, abrigos, caça, pescar e etc.
O impacto aconteceu com a grande evolução cientifica tecnológica provocando grandes impactos no ambiente, e com duas novas atividades, domesticar animais e a técnica do plantio provocou a revolução agrícola. Com a construção de vilas, cidades. Foi uma luta do homem com a natureza pois surgiu muitas destruições do ambiente.
Com o surgimento da propriedade privada mais destrutiva era a vista ambiental, pois criavam animais e cultivo de plantas, onde começou a desaparecer muitas espécies de animais e construção de cidades destruindo o meio ambiente e isso acontecia em todo o mundo. Com a junção do homem com os animais surgiram pragas e transmitiu doenças as pessoas.
Na segunda revolução houve crescimento econômico, mas com o uso da energia e recursos naturais houve degradação continua no ambiente, e a industrialização trouxe problemas ambientais, e as cidades ficaram imundas, um serviço publica precário e trouxe mais doenças e mortes. O processo de industrialização aumentou, mas agravou o problema ambiental que afeta o planeta