Gestão Ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Os problemas ambientais urbanos se originam a partir do relacionamento entre os assentamentos humanos e seu suporte físico. A dimensão dos problemas ambientais, dos riscos e impactos, tem aumentado de forma crescente nocontexto urbano. Sua lenta ação tem provocado um descontroleem alguns setores estratégicos para a garantia da qualidade de vida - aumento deenchentes, dificuldadese interferência na gestão dos resíduos sólidos e do despejoinadequado, impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde dapopulação e contínua degradação dos recursos hídricos.
DESENVOLVIMENTO
No mundo por conta do desenvolvimento, as cidades tendem a crescer em uma velocidade maior do que a evolução da sua infraestrutura. Esta expansão urbana descontrolada pode dar origem a grandes volumes de tráfego, elevadas concentrações industriais e sobrecargas ambientais; pode desregular e inflacionar os mercados imobiliários, originar um deficiente planeamento habitacional e, em alguns casos, dar origem a situações extremas de pobreza e riqueza convivendo lado a lado, promovendo tensões sociais.O crescimento desenfreado das cidades contribui para os riscos e impactos ambientais.
Os efeitos negativos das relações do homem com os sistemas naturais apresentam-se com intensidade maior nos espaços de elevada concentração populacional como é o caso das áreas ocupadas pelos grandes adensamentos. O espaço urbano cresce a cada dia e com ele os riscos e impactos ambientais também.Para se avaliar o risco, deve-se determinar o dano. O impacto ambientaldetermina o risco sobre organismos