Gestão Ambiental
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
A BUSCA DE SOLUÇÕES PARA REUTILIZAR O LIXO ELETRÔNICO
SEM CAUSAR DANOS AO MEIO AMBIENTE
Fabiano Monteiro Porto
Professora: Helena Simões
Governador Valadares
2009
PRÉ- PROJETO
1 – INTRODUÇÃO
Este pré-projeto de pesquisa pretende buscar soluções no sentido em poder contribuir na preservação do meio ambiente, sem as contaminações que são causadas pelas peças de aparelhos eletrônicos, tais como computadores, televisores, e todos e quaisquer equipamentos que são utilizados na eletrônica e que por qualquer defeito são considerados inutilizados, para estes aparelhos, denomina-se o nome de lixo eletrônico.
O Brasil possui cerca de 160 milhões de celulares* e 60 milhões de computadores em uso. Em 2012 a previsão é atingir a marca de 100 milhões, 1 computador para cada 2 pessoas**. Em 2008 o setor de eletro-eletrônicos movimentou cerca de R$ 123 bilhões em uma rota de crescimento ininterrupto desde 2002***. Aparelhos eletrônicos melhoram a competitividade das empresas, facilitam a vida das pessoas, oferecem lazer, entretenimento e são ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal e social.
Por outro lado, os equipamentos eletro-eletrônicos produzem lixo tóxico, volumoso e de reciclagem complexa. Segundo estudos do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), sobre os riscos e ameaças ao meio ambiente e à saúde humana dos resíduos eletrônicos, a maioria destes produtos contêm substâncias tóxicas como polímeros anti-chamas (BRT), PVC, e metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio.
Além de contaminarem o meio-ambiente, estas substâncias podem causar graves danos à saúde humana e de animais, provocando falhas nos rins, pulmões, cérebro e comprometendo todo o sistema nervoso. É um problema crescente e vários