Gestão Ambiental - Usina Nuclear
Atividade Dissertativa II – Gestão Ambiental
Projeto da Usina Nuclear de Angra 3
Rio de Janeiro
Novembro de 2014
1. O Gestor Ambiental
Todo gestor tem como um de seus papeis a coordenação de pesquisas que tragam bens sociais e culturais ao seu setor. Formar gestores é fomentar a pesquisa, desenvolver ideias e criar discussões essenciais para a descoberta científica. O gestor ambiental é aquele que deve gerar o projeto ambiental de uma empresa ou de uma Instituição. É de competência do gestor, planejar e administrar programas de gerenciamento ambiental, implantação de certificados, controle de qualidade, etc.
Como em toda profissão, o gestor precisa seguir códigos de ética. O gestor ambiental tem que levar em conta que a sua prática deve seguir respeitando o meio ambiente e a sociedade, para isso, precisa ter conhecimento das legislações que tangem o ideal de suas pesquisas. Temas como sustentabilidade e preservação são os principais motivos que impulsionam a carreira de um gestor em busca de meio ambiente respeitado por todos.
As principais atividades de um gestor são: participar na elaboração de relatórios sobre impactos ambientais (RIMA), documento indispensável da realização de grandes empreendimentos, controlar mecanismos de tratamento, estocagem, mediar a relação de empresas com organizações voltadas para a preservação do meio ambiente, orientar a acessória de imprensa sobre os problemas a serem resolvidos, tomar medidas para que o impacto social e ecológico dos acidentes seja reduzido, assessorar empresas que pretendem obter certificados de excelência ambiental (ISSO 14000), fornecer informações sobre a toxicidade dos produtos às agências públicas de fiscalização sanitária, participar no processo de compra de materiais incluindo exigências de qualidade e conceber programas de conscientização ambiental.
Como escolha para esta atividade dissertativa, serão analisadas as