Gestão Ambiental - Resumo Crítico
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
PROF. HENRIQUE C. SOUZA
30 SET. 2013
ATIVIDADE 1 AV1
AMANDA P. GOMES DA SILVA
RESUMO CRÍTICO
DIAS, REINALDO. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. Capítulo 11: A responsabilidade social empresarial e o meio ambiente.
Há mais ou menos três ou quatro décadas a preocupação mundial, além de fome, guerra, pestes ... vem sendo com o meio em que vivemos, mais precisamente com o meio ambiente. Isso porque tudo tem refletido na qualidade de vida que temos atualmente. Não é de se assustar a quantidade de publicações sobre esse tema nos meios de comunicação, pelo contrário, todos procurando minimizar os impactos ambientais, alguns interessados qualidade de vida, outros pela responsabilidade ou concorrência com o mercado empresarial/financeiro. Nosso autor, Reinaldo Dias, não está fora destes parâmetros, como especialista em ciências ambientais e sociais vem através desta obra expor questões práticas adotadas pelas empresas e como isso vem repercutindo na sociedade.
Do ponto de vista do nosso autor, as empresas vêm aumentando sua responsabilidade ambiental no momento que envolve a sociedade em seus programas. Pra isso, a começar de cima, hoje quase 30 bancos, voluntariamente, são envolvidos na concessão de créditos a projetos ambientais e de responsabilidade social das empresas. A ideia é que as empresas se moldem a ponto de pensar não só na produção e no mercado financeiro, como também na sociedade. Alguns princípios básicos, expostos pela Confederação Nacional da Indústria, apresentam formas de como as empresas podem atuar junto à sociedade: “Viabilizar o desenvolvimento social e econômico da região, a utilização de forma sustentável seus recursos naturais, o reconhecimento de que a educação, erradicação da pobreza, a promoção da saúde e a eliminação da exclusão social são fundamentais”.
No âmbito mundial, em 1999, o