Gestão Ambiental de um Tunel
1. Introdução
O sector da Construção civil, a par do sector Industrial, é sem duvida das actividades que mais contribuem para a alteração do meio ambiente, principalmente através da produção de resíduos sólidos, mas também muitas vezes contribuindo para a produção de resíduos com consequências mais danosas para a Natureza.
Este Documento tem como objectivo, a implementação de um Plano de Gestão Ambiental, com base na família de normas ISO 14000, mais precisamente a ISO 14001, a uma obra em fase de empreitada. A obra em causa trata-se de um túnel construído por demolição através de explosivos, em avanços sucessivos, tendo como base o Estudo Prévio da mesma que consta nos anexos que complementam este documento.
Numa primeira fase será disponibilizada uma breve referencia á ISO 14000, dando ênfase a algumas definições e alguns objectivos que achamos importantes para uma melhor compreensão deste documento.
Atendendo ao tipo de obra em causa, optámos por incidir sobre os aspectos mais importantes a ter em causa no estaleiro da obra, nomeadamente a gestão de resíduos, os índices de ruído no estaleiro e fora dele, a protecção dos lençóis de agua, a conservação da natureza e da biodiversidade no estaleiro da Obra e nos emboquilhamentos e a qualidade do ar no estaleiro, fazendo no final uma breve referência as emissões em fase de utilização sendo o túnel destinado a circulação de veículos motorizados.
2. ISO 14000
A ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDADARDIZATION (ISO) e que estabelecem directrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.
2.1. Breve História da ISO 14000
No início da década de 90, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que abordassem a questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas actividades.