As Origens Da Engenharia Hidrulica
Hidrulica.
Introdução a Engenharia Civil.
Alunos: Alan
Jeane Furquim Rodrigues
Karolyne
Michael
Rodrigo Baumel
William Erlacher
Os primeiros projetos de engenharia hidráulica que se tem noticia nasceram a milhares de anos na
Roma antiga e destinava-se a irrigação dos campos agrícolas.
Já as primeiras maquinas que se tem noticia foram criadas no segundo milênio a.C., a primeira maquina que foi criada foi um relógio de água.
Desde então a engenharia hidráulica vem sendo aperfeiçoada para o dia a dia das pessoas, auxiliando-as em inúmeras atividades.
Exemplos disso são o sistema de Qanat na antiga Pérsia e o semelhante sistema Turpan na antiga
China, bem como os canais de irrigação no Peru.
Na China antiga, a engenharia hidráulica estava altamente desenvolvida, sendo construídos enormes canais com diques e barragens para canalizar a água para irrigação, e eclusas que permitiam o atravessamento de navios.
Um dos maiores feitos considerados até hoje da engenharia hidráulica e também da engenharia civil é o Túnel de eupalinos, construído pelo engenheiro Eupalinos de Mégara. Em termos de engenharia civil, o aspeto notável foi o fato do túnel ter sido escavado a partir de ambas as extremidades, o que obrigou a um trabalho de grande precisão de modo a permitir que os dois troços do túnel se encontrassem um com o outro e de modo a garantir um pendente suficiente para a água fluir.
Outros avanços na engenharia hidráulica ocorreram no mundo islâmico, entre os séculos VIII e XVI, período conhecido como a "Idade de de Ouro do Islão". Os vários componentes deste sistema foram desenvolvidos em diferentes regiões da Europa, Ásia e África, dentro e fora do mundo islâmico. Porém, foi nas regiões islâmicas medievais que o sistema de gestão da água foi montado e padronizado, sendo subsequentemente difundido para o resto do mundo. Sob o domínio unificado do Califado islâmico, diferentes tecnologias hidráulicas regionais foram montadas num sistema
tecnológico