Gestão ambiental 3 rs
Nos dias de hoje, os resíduos sólidos e urbanos produzem-se cada vez mais. Isto traz problemas ao meio ambiente e à nossa vida em sociedade. Hoje em dia, as lixeiras usam-se menos, tendo sido substituídas pela reciclagem e incineração. Este processo tem um aproveitamento energético, mas contrariamente produz muita poluição. A reciclagem constitui o primeiro dos três Rs porque faz a transformação de lixo em materiais úteis à vida quotidiana e porque facilita muito ao bem-estar das pessoas.
3 Rs REDUÇÂO / RECICLAGEM e REUTILIZAÇÂO
Reciclagem significa reutilizar o que já não tem mais proveito, ou seja, significa transformar um material já beneficiado em outro para uma nova utilização.
Ganhou espaço na mídia quando se começou a falar que as matérias-primas estavam se esgotando e não era possível obtê-las novamente. Os resíduos desta matéria-prima, geram o lixo, e mais uma vez a mídia entrou e começou a divulgar que não havia lugares onde se possa armazenar este lixo sem prejudicar ou contaminar o solo.
Materiais como o papel, o vidro, plástico e metais são exemplos de matérias que podem ser facilmente reciclados gerando produtos tão bons quanto os de primeira linha.
Porém, esse material reciclado não tem a parecia de como era na primeira vez. O papel, por exemplo, não fica com a mesma aparência, nem com a mesma cor, a textura também é uma coisa que não fica nada parecido. Isso se dá pelo fato de não conseguir que o material volte as propriedades primárias, o que acontece na reciclagem é que esse mesmo papel vira uma massa que no final dará um novo papel com características diferentes.
Outro exemplo é o vidro, mesmo que se derreta ele em altas temperaturas as propriedades primárias de cor e espessura não será a mesma, pois da primeira vez que foi feito as propriedades primárias são obtidas a partir da areia.
Então, fica fácil perceber que cada tipo de material tem um método diferente para reciclagens, que necessitam técnicas para que o resultado