Gestor Intermediário
São relevantes quais os compromissos de cada um dos três níveis organizacionais e a relação existente entre eles. As organizações são divididas basicamente em três grandes níveis:
• Estratégico – Conceitual – Compreender e agir baseado na complexidade existente na organização e o contexto onde atua. É composto pelos acionistas da empresa, principais executivos e conselho de administração, tomando as decisões de longo prazo que representam grande e profundo impacto na empresa, entre suas tarefas está a definição da identidade organizacional (missão, visão, princípios e valores).
• Tático – Interpessoal – Compreender as necessidades, interesses e atitudes das pessoas, a fim de engajá-las para o trabalho em equipe para atingir objetivos comuns. Seu principal objetivo é traduzir as decisões estratégicas em ações que efetivamente serão executadas em médio prazo pelas diferentes áreas que compõem a organização, possui atuação mais clara e seus gestores tomam decisões baseados em condições de incerteza bem menores do que a área estratégica. O menor alcance temporal e impacto de ações táticas explica porque suas decisões podem ser contornadas quando há a necessidade de novos rumos.
• Operacional – Técnica – Ter conhecimento, métodos e equipamentos para cumprir tarefas dentro de seu campo de especialidade. É no qual, o emprenho é direcionado para cada um dos processos, tarefas, atividades ou projetos existentes. Conseqüentemente, seus membros detêm habilidades técnicas apuradas nos equipamentos ou ferramentas que utilizam em suas funções de trabalho. Os gestores intermediários são membros do nível tático da organização, são responsáveis diretos por garantir que os três níveis caminhem numa mesma direção, atuando de forma cooperativa e interdependente.
A área estratégica está voltada ao futuro e á busca por garantir a sustentabilidade da empresa, a área operacional é pressionada por