gestao socioambiental
A responsabilidade social tem sido largamente utilizada nas empresas modernas, como mais uma forma de diferencial. Nas Instituições Financeiras não é diferente e é cada vez maior o número destas instituições socialmente responsáveis.
Atualmente, as atenções estão voltadas para a questão da responsabilidade das empresas perante seus funcionários, clientes, fornecedores e sociedade em geral. Estão em foco princípios éticos e a moral, uma vez que tratam-se de parâmetros necessários para o desenvolvimento de atividades empresariais, em organizações as quais possamos considerar como socialmente responsáveis.
Hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só a suas responsabilidades econômicas e legais, mas também a suas responsabilidades éticas, morais e sociais.
A missão da CAIXA é a de “atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País”, portanto a sustentabilidade e a responsabilidade social sempre estiveram em foco na empresa.
Já que a questão social está profundamente relacionada com este tema é possível dizer que desde os primórdios da fundação desta instituição ela trabalhava sustentabilidade quando contribuia para o desenvolvimento urbano, justiça social, programas de saneamento básico e moradia do país.
Hoje a CEF faz parte da (RSE) Responsabilidade Social Empresarial que visa o conciliamento da empresa e sustentabilidade.
Fundo Socioambiental destina 2% do lucro para apoiar financeiramente projetos e investimentos de caráter social e ambiental.
Quase metade do total arrecadado com os jogos de Loteria é repassada para os beneficiários legais e entidades não governamentais para investimentos em áreas prioritárias para o desenvolvimento do País.
Responsabilidade ambiental
A instituição assinou o Protocolo Verde, que tem por objetivo estabelecer a convergência de esforços para o empreendimento de políticas e práticas bancárias que sejam precursoras, multiplicadoras, demonstrativas ou exemplares em