gestao financera
Trabalho sobre ética empresarial
Bahia
2013
Carolina Piva
Lorena dos Santos Araújo
Suelen da Rocha Araújo
Tiane Silva de Oliveira
Trabalho sobre ética empresarial
Bahia
2013
É sabido que embora na laboração diária a reflexão restrinja-se ao âmbito organizacional, é também necessário o fato de que a ética empresarial ocorre no contexto social e que tem peso sobre a ética pessoal de cada membro da organização. Para Chiavenato (2001, p. 8) “As motivações para o interesse quanto à ética empresarial tais como a urgência em recuperar a credibilidade da empresa, a ética constitui um fator importante para o ganho.”.
Podemos considerar que a empresa não usufruiu da boa fé, pondo em cheque a credibilidade de seus sócios perante a sociedade, levando-se a crer que eles estão apenas visualizando seus interesses próprios, o que a desfavorece aos olhos da lei. A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. Portanto o que se nota quanto a este pedido de demissão da colaboradora foi pelo descaso sofrido por ela, falta de respeito e comprometimento da parte contratante que não assumiu as suas responsabilidades ao contrata-la.
É necessário solicitar a presença da colaboradora, analisar diversas maneiras e possibilidades para resolver esse conflito, apresentar a proposta na qual informa a mesma que receberá o retroativo referente ao período trabalhado, tal como assinar a carteira de trabalho com o período retroativo que a mesma permaneceu prestando serviço, juntamente com o 13º salário, férias, INSS e eventualmente uma indenização por todos os transtornos causados pela empresa. Isso visando a não busca pelos meios jurídicos legais, relembrando que a mesma pediu demissão e automaticamente perde alguns direitos trabalhistas.
Assim, através dessas atitudes, numa perspectiva de gestão