gestao financeira
Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.
O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais eficientes para gestão do capital de giro. Quando se projeta um fluxo de caixa para um período de quatro a seis meses, significa que, no momento da projeção, já se pode visualizar a situação de caixa para períodos futuros e tomar decisões para modificar a situação encontrada, principalmente nos períodos de apertos financeiros.
O aperto de caixa, em muitos casos, não significa que a empresa precisa de novos recursos para financiar a necessidade de capital de giro. Isso pode ser reflexo de uma série de decisões ou atitudes tomadas anteriormente, como: estoques excedentes, clientes em atraso, investimentos sem planejamento, etc.
Recorrer a empréstimos ou descontos bancários pode ser uma maneira bastante fácil para equilibrar o caixa. Mas lembre-se de que essa maneira fácil de resolver problemas financeiros pode consumir boa parte de seu lucro. Se esse fato acontecer com freqüência na sua empresa, analise as causas, compare a situação real em relação à situação ideal e tome medidas para corrigir as falhas existentes http://www.sebrae.com.br/customizado/uasf/gestao-financeira/planejamento-financeiro/bia-989-8-gestao-do-capital-de-giro/BIA_9898 Conciliação de prazos com fornecedores e clientes
Autor: Sebrae/SP
Fonte: Conciliação dos prazos obtidos com os fornecedores com os ..
Empreendedores devem controlar o caixa calculando o prazo obtido com fornecedores, o prazo concedido aos clientes e o prazo das mercadorias em estoque
Para você avaliar como a