gestao financeira
Qui, 24 de Fevereiro de 2011 13:40 | Escrito por Revista Téchne |
Produtividade varia de acordo com as características dos materiais que compõem as paredes, do processo adotado e da qualidade da gestão do serviço.
Projeto modular
A definição modular da geometria da estrutura em concreto armado evita cortes ou acertos dos panos durante a fase de execução. O projeto de alvenaria também deve especificar peças modulares de diferentes tamanhos, para que se encaixem de modo natural. Atualmente as obras utilizam blocos de 39 cm, com complementos de 1/2 bloco, 1/4 bloco e 1/8 bloco.
Marcação inicial
A marcação das alvenarias é extremamente importante para garantir a precisão dimensional dos ambientes e da edificação, e deve ser acompanhada normalmente por um mestre ou encarregado de obras.
Dimensão e peso das peças
Os projetos devem especificar materiais e insumos que facilitem o transporte, a manipulação e os serviços subsequentes de acabamento. Para minimizar o esforço da mão de obra, planeje descarregar os tijolos ou blocos junto à própria frente de trabalho.
Acompanhamento rigoroso
O supervisor de obra deve se certificar de que o projeto está sendo seguido, bem como observar os requisitos convencionais de esquadro, prumo e nível.
Ferramentas adicionais
Além das ferramentas convencionais do pedreiro, recomenda-se ter sempre em mãos equipamentos e materiais adicionais que facilitem o assentamento da alvenaria, como escantilhão (foto), régua de alumínio de três bolhas, argamassadeira, pistola finca-pino, prumo e linha de náilon.
Centrais de corte
Havendo necessidade de cortes para as instalações das caixas de elétrica e de outros materiais, o ideal é que as peças sejam embutidas nos blocos em uma central, antes do assentamento. A medida gera menos desperdício da materiais e maior controle da produção, incluindo o uso do equipamento de corte, que pode ser único e operado pelo mesmo funcionário.