GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: CONCEITO, EVOLUÇÃO E VISÃO
ALUNO: GUILHERME IMAKAWA MONTEIRO DA PALMA - 21352719
MANAUS
2015
RESUMO
Recursos humanos é um termo utilizado desde o seu surgimento, fundamentado em princípios e práticas da administração científica, visando ao aumento de produtividade e redução de custos.
Sua criação não somente foi motivada pelas origens econômicas, mas fundamentalmente políticas, contraditórias, logo, à própria concepção da organização como sistema de relações de trabalho.
É evidente, para Coutinho e kallás, que as empresas têm evoluído de um processo decisório autoritário-paternalista para um consensual-participativo.
Esses autores consideram que uma empresa capaz de adaptar sua cultura às demandas estratégicas é também capaz de: aceitar erros honestos; estimular e mante condições para elevar a autoestima das pessoas; praticar um processo decisório que, efetivamente, garanta participação, voz e veto a todos os envolvidos nas escolhas específicas.
EVOLUÇÃO, CONCEITO E VISÃO
A partir de observações iniciadas em 1789, quando Robert Owen, aos 18 anos, comprou sua fábrica e, em 1825, foi considerado idealista por acreditar ser possível um ambiente de trabalho capaz de amenizar o sofrimento da classe trabalhadora, pôde-se considerar uma senda aberta para novos conceitos, evolução e visão da forma como é percebida hoje a gestão estratégica de pessoas.
Com a ampliação dos trabalhos de pesquisa, em 1832, Charles Babbage expandiu a lista iniciada por Adam Smith em 1776, incluindo: diminuição do tempo necessário para aprendizado da função; redução do desperdício de material durante o período de aprendizado; obtenção de altos níveis de desenvolvimento das habilidades; melhoria na adequação entre as habilidades e as capacidades físicas das pessoas para tarefas especificas.
Servindo talvez como alerta, Kalr Marx, com sua denúncia