Gestao Democratica - Contribuindo para qualidade Escolar em Porto Velho
Glacielly Pires da Costa1
Raika Fabíola Guzman³ glaciellypc@hotmail.com RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos durante uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hélio Neves Botelho, sobre o papel da gestão democrática na geração da qualidade no âmbito escolar. Atualmente uma das temáticas mais discutidas na educação é a forma de como as escolas tem se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos, pedagógicos, de gestão de pessoas, e mediante o avanço da tecnologia, conquistar à qualidade tão necessária a escola de hoje. Nesse contexto e conforme pesquisa desenvolvida constatou-se um exemplo de uma gestão democrática de êxito, com a participação de funcionários, alunos e comunidade desenvolveram uma escola de qualidade, tornando-se referência na capital, e fora do Brasil. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a escola e para a qualidade do ensino, onde todos ganham: professores, alunos, pais e comunidade.
PALAVRAS-CHAVES: Escola; Democracia; Participação; Contribuição; Qualidade.
INTRODUÇÃO
A gestão democrática e participativa no âmbito escolar constitui-se numa prática pela busca do desenvolvimento integrado de todos os agentes envolvidos no processo pedagógico. Nos últimos anos tem-se discutido muito o novo papel da gestão escolar como instrumento para inserção de movimentos de transformação na atuação dos professores, alunos, pais e comunidade. Para isso, a gestão tem-se buscado subsídios na democracia.
Diante disso, verificou-se durante a pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hélio Botelho um exemplo de uma gestão compartilhada de sucesso, onde há uma politica democrática e participativa de funcionários, professores, alunos, pais e comunidade. Nesse sentido, o objetivo principal deste artigo é apresentar os