Politicas publicaseducacionais
¹Sharlia Franciele de Moraes
Resumo: Este artigo traz as relações das políticas publicas o poder, a democracia, a preocupação da política educacional na dimensão da gestão escolar. O processo de formação de professores na transformação na produção de conhecimento, a importância da prática administrativa. As dificuldades enfrentadas nos setores públicos, quanto a qualidade e as deficiências nos procedimentos da gestão escolar na educação brasileira.
Palavras – chave: Políticas publicas; Formação de professores; Gestão democrática.
INTRODUÇÃO
A política publica educacional tem um papel importante na gestão escolar, ela se processa ao conduzir aspecto que envolve o poder. Aspecto que estabelece o poder de definição do processo pedagógico, como processo participativo ou coletivo que pode-se imposto pelo um pequeno grupo ou pelo poder da grande maioria. A centralização administrativa tem como instrumento a legislação educacional, que garante a ideologia na educação, destacando os recursos públicos, a participação, o controle e o comprometimento com a comunidade. A política de formação de profissionais na área de educação, a qual expõe a qualificação e os resultados obtidos no processo de ensino do fazer pedagógico, a forma e a preocupação do ensino da sociedade brasileira.
¹ Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia / UNIR – Campus de Rolim de Moura
A IMPORTÂCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO AMBITO EDUCACIONAL
A democratização da escola pública por meio de seus princípios revela-se a sociedade, como fator importante para que as classes populares visualizem uma possível melhora em suas expectativas de vida. É por meio da democratização do acesso, da democratização dos processos pedagógico e administrativo que constitui a gestão capaz de beneficiar-se com a participação da comunidade escolar. A