Gestao de Seguranca do Trabalho na Construcao Civil
Camila Góis Cardoso¹
Karen Iwata Shiaku²
Naoki Kitano3
Leandro Roberto dos Santos4
RESUMO
A NR-18 é uma das principais Normas Regulamentadoras (NR’s), descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece “[...] diretrizes para implementar medidas de controle de segurança e sistemas preventivos nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção”. O presente artigo aborda a segurança e saúde do trabalho, as principais questões referente à Construção Civil quanto aos acidentes de trabalho, evidenciando a gestão em Segurança do Trabalho e a OHSAS 18001.
Palavras-chave: Segurança do Trabalho, Construção Civil, Melhores práticas.
1. Introdução
De acordo com Stefano (2008), os estudos e leis trabalhistas vêm sofrendo um constante processo de evolução, principalmente desde o início da revolução industrial, quando grupos sindicalistas começaram a se fortalecer e se comunicar. Desde a sua implantação, as leis referentes à segurança do trabalho estão cada vez mais rigorosas e a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais é cada vez menor. Mas para haver uma eficácia maior no combate a esses males, é necessária uma política de educação ao trabalhador, de modo que este passe a compreender, obedecer e cooperar com as normas pré-estabelecidas (STEFANO, 2008). O SINDUSCON – SP (2009) informou que o Produto Interno Bruto - PIB da Construção Civil em 2009 girou em torno de 1% e a previsão até o final de 2010 é que alcance o índice de 8,8%.
Figura 1 – Composição de Cadeia da Construção Civil. Fonte: ABRAMAT e FGV Projetos.
O estudo do DIESE (2009) mostra que o setor da Construção Civil tem sido de fundamental importância para a economia nacional. No ano de 2000, o setor foi responsável por 15,6% do Produto Interno Bruto - PIB nacional e empregou 3,63 milhões de pessoas. O estudo considera que a Construção Civil contribui