Gestao de rh
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Hoje em muitos casos os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais uma questão de visão mecanicista, sistemática, metódica, ou até mesmo sinônimo de controle, obediência, mas sim de discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.
A Gestão de Pessoas é muito importante para as organizações, mas ao mesmo tempo é refém das mesmas, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional, os processos internos e várias outras variáveis.
Nas organizações mais modernas e bem-sucedidas, as pessoas são visualizadas como parceiros, pois são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, inteligência e não mais como simples empregados contratados como antes.
Desta forma podemos definir Gestão de Pessoas como o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas, incluindo recrutamento, seleção, treinamento. Recompensas e avaliação de desempenho. Os principais objetivos da Gestão de Pessoas são: ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar competitividade a organização; proporcionar a organização empregados bem treinados e motivados; aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; administrar a mudança; manter políticas e comportamento socialmente responsável.
Nos dias de hoje, muitas organizações estão mudando a maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco antes estava nas tarefas, e agora está nos processos. Não mais em cargos individualizados,