GESTAO DE PROCESSOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
São Paulo-SP
Resumo – Texto “Processo, por que Processo?
A gestão por processos, atualmente nas organizações é um contexto de notória importância, uma vez que, a gestão por processos permite atender seus clientes, com uma maior clareza do negócios e eficiência em suas operações com uma melhor alocação de seus recursos, otmização de tempo, permitindo consequentemente uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes no mercado onde está inserida e um maior valor agregado e qualidade em seus produtos e serviços.
No entanto, não é uma tarefa das mais simples para as organizações a tornarem efetivamente reais em suas operações, muito em razão da suas estruturas organizacionais estarem voltada para sua própria realidade interna, sem possuir o foco no seu cliente, estas organizações não possuem uma noção clara dos seus próprios processos. O que na gestão por processos justifica o uso das hierarquizações e interações de todas as interfaces dos processos, para uma análise sistêmica do negócio.
A maioria das estruturas organizacionais convencionais das empresas, hoje, estão voltadas ainda para especialização da tarefa, seguindo o modelo de Taylor, largamente usada no século XX, nessa estrutura as empresas possuem uma estrutura rígida e pesada, o que gera nessa situação uma alocação de recursos, e um dispêndio de tempo maior nas decisões.
Numa organização voltada para a gestão de processos, pressupõe justamente o oposto, em vez do trabalho individual, é ressaltado o trabalho de equipe, a maior participação de todos, gerando um papel de responsabilidade, por parte de cada funcionário, no cumprimento da atividade e consquentemente da sua melhoria.
A organização voltada por processos, está surgindo como uma forma organizacional, dominante no século XXI, só que num mesmo compasso, surgem quadro de questões muito importantes para sua implementação. Como as pessoas