Gestao de negocios atacado
Disciplina: Gestão de Negócios Atacado
Professor: Camila Andrade Pires
Aluno: Grupo C
Eliane Donizete Correa
Caso 1
A Company Brazilian Ltda. é uma empresa de vendas de produtos eletrônicos importados. Seus clientes são lojas de departamentos e comércios de pequeno e médio porte, que lhe pagam via crédito em conta e cobrança bancária. Os principais fornecedores da empresa estão nos Estados Unidos e dão um prazo razoável para pagamento das mercadorias. Visando a expandir a carteira de fornecedores, a Company Brazilian está negociando a importação de seus produtos da China. Como são clientes novos, os fornecedores chineses só aceitam o pagamento à vista. Entretanto, a empresa precisa de prazo, pois não tem como efetuar o pagamento à vista. O Diretor Financeiro marcou uma reunião com o gerente do banco para encontrar uma solução para o problema. A ideia dele é fazer um Capital de Giro parcelado e depois fazer um Câmbio Pronto para pagar o fornecedor lá fora. O que você acha? Concorda com a essa ideia?
Concordamos com a idéia, pois o Capital de Giro parcelado trata-se de um empréstimo parcelado flexível, sem destinação específica, ideal para as necessidades de caixa da empresa no curto, médio e longo prazo. É utilizado principalmente para: investimentos em infra-estrutura, máquinas, frota e equipamentos; financiamento de folha de pagamento, estoque, despesas e impostos; antecipação de recebíveis diversos, como cheques, duplicatas, venda com cartões de crédito e contratos; ajuste de fluxo de caixa sazonal; entre outras finalidades. As diversas modalidades se diferenciam por taxa, prazo, forma de pagamento, garantia, valor e forma de contratação.
Desta forma, atende muito bem as necessidades atuais da empresa. Já o Cambio Pronto é a operação em que há a compra ou a venda de moeda estrangeira à vista, comercial ou financeira, através da contratação de câmbio para liquidação em até 2 dias úteis. Destina-se para: