logistica
Editora Instituto IMAM.Atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial. Uma padaria que atende um hotel está realizando também uma atividade de atacado. Mas podemos chamar de atacadistas aquelas empresas envolvidas principalmente na atividade de atacado.
Os atacadistas desempenham muitas funções, inclusive venda e promoção, compra e formação de sortimentos, quebra de lote, armazenamento, transporte, financiamento, riscos, informações de mercado e prestação de serviços de administração e consultoria. Os atacadistas se dividem em três grupos:
Atacadistas puros: assumem a posse dos produtos. Eles incluem atacadistas que prestam serviços plenos (atacadistas comerciais e atacadistas industriais) e atacadistas que prestam serviços limitados
(atacadistas “pague e leve”, volantes, intermediários, especializados, cooperativas de produtores e atacadistas de mala direta).
Agentes e corretores: não assumem a posse dos produtos mas recebem uma comissão para auxiliar na compra e venda.
Filiais e escritórios de fabricantes e varejistas: são operações de atacado conduzidas por não-atacadistas para evitar os distribuidores.
DIFERENÇAS ENTRE A FUNÇÃO ATACADISTA E A VAREJISTA
Segundo Cobra (1997), os atacadistas diferem dos varejistas de várias formas, e cita as principais diferenças:
Mercados atendidos. Os varejistas vendem mercadorias e serviços ao consumidor final para uso próprio. Os atacadistas vendem basicamente a varejistas (ou a outros atacadistas), cujo propósito é a revenda de mercadorias. Tamanho das compras. Os atacadistas, em geral, compram em quantidades maiores do que os varejistas, sendo que uma de suas fontes básicas é oferecer ao varejista a oportunidade de comprar em pequenas quantidades. Métodos de operação. Os atacadistas,