gestao de memoria e entradas e saidas
R:Maximizar o numero de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física, compartilhamento de dados na memória eproteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
2. Quais os benefícios oferecidos pela técnica de memória virtual? Como este conceito permite que um programa e seus dadosultrapassem os limites da memória principal?
R:Seus principais benefícios são possibilitar que programas e dados sejam armazenados independentemente do tamanho da memória principal devido à sua junçãocom a memória secundaria, permitir um numero maior de processos fica mais eficiente e minimiza o problema da fragmentação.
O que possibilita que um programa e seus dados ultrapassem os limites damemória principal é que com a técnica de gerência de memória virtual são combinadas os espaços das memórias principal com a memória secundaria, dando impressão de que existe uma memória muito maior que acapacidade real da memória principal.
4. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação a alocação estáticarelocável?
R:É o local na memória principal onde programa é carregado. Na alocação absoluta, um programa só pode ser carregado a partir de um único endereço, em uma única partição. Já na alocaçãorelocável, o programa pode ser carregado a partir de qualquer endereço ou partição.
6. O que é swapping e para que é utilizada esta técnica?
R:Essa técnica foi introduzida para contornar o problemada insuficiência de memória principal. Essa técnica é aplicada à gerência de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. Nesta situação, o sistema escolhe um processoresidente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out). Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal (swap in) e...
2. Qual a principal finalidade das rotinas de E/S?
R:Tornar as operações