STC 5 - DR 1 Telemovel
Centro de formação de Setúbal
Curso: Técnico de Apoio à Gestão – 001 Inicio: 18.02.2015 Fim: 13.07.2016
Módulo: STC 5 – Tecnologias de Informação e Comunicação
Formador: Ana Teresa Matos
DR1: Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais
Tema: Comunicações Rádio
Índice
Introdução 2
O telemóvel 3
Cronologia 3
Vantagens e Desvantagens 4
O meu primeiro telemóvel 5
O meu atual telemóvel 5
Ondas Eletromagnéticas 7
Potencialidades e limitações das redes 7
Conclusão 10
Introdução
No âmbito da disciplina de STC-5, sobre o módulo DR1-Comunicações rádio – Aspetos socioeconómicos do desenvolvimento e da implementação das tecnologias da informação e comunicação, irei fazer uma reflexão sobre o aparecimento do telemóvel e a sua importância, a sua utilização e vantagens e desvantagens.
Comunicações Rádio O Telemóvel
O telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, em que cada uma delas é servida por um transmissor/receptor.
Cronologia do telemóvel
Em 1854 António Meucci, italiano, ligou um dispositivo de comunicação por fios entre o quarto de dormir no segundo andar de sua casa e o seu laboratório na cave para poder falar com a sua esposa acamada com reumatismo.
Em 1876 Alexandre Graham Bell patenteou o telefone.
Em 1942 foi patenteado o sistema que constituiu o fundamento da tecnologia das comunicações móveis. Hedy Lamarr, conhecida actriz norte-americana, idealizou a tecnologia da qual mais tarde viria a nascer a telefonia celular
Em 1968 grandes companhias americanas, propuseram o sistema que prevaleceu, do uso de várias torres que atenderiam os utilizadores de pequenas áreas. Aí é que realmente iniciou a expansão do uso do serviço de telefone móvel celular.
Em 1973 a 3 de Abril Dr. Martin