Gestao de estoque
A política de estoque é algo primordial para o sucesso de uma empresa. Uma má gestão de estoque fará com que um negócio de sucesso possa afundar em dívidas. As principais vantagens e benefícios de uma boa gestão de estoques são:
A) Acompanhamento e redução de custos;
B) Possibilita não falta de matéria prima ou produto final;
C) Diminuir o tempo de procura em seus almoxarifes;
D) Qualidade na armazenagem;
E) Utilizar corretamente o capital de giro; e.
F) Entender as influências do estoque nos resultados financeiros.
Existem algumas maneiras de começar sua política de estoque, mas a atitude e algumas etapas essenciais são fundamentais para o bom funcionamento da gestão. Essas etapas essenciais são:
Levantamento do inventário: É basicamente uma lista atualizada com todos os itens. Existem algumas ferramentas para este levantamento, como por exemplo, Prancheta, Excel e softwares específicos. Para cada empresa é aconselhável um tipo de ferramenta. Ex: Uma planilha de Excel com todos os tipos de família de produto que uma empresa comercializa.
Controle de entradas e saídas: É o controle rigoroso para não perder o que foi feito anteriormente (inventário). A armazenagem correta e a organização irão facilitar esse controle, ajudando na rapidez do fluxo das atividades da empresa. Se esse controle estiver certinho, ferramentas de compra como EDI, serão de muita utilidade nas atividades da organização, juntamente, com o ponto de recompra, fazendo a empresa não perder a credibilidade e não zerar seus estoques mínimos. Ex: Entregas de caminhões ou qualquer outro tipo de entrada ou saída deve ser registrada no material físico e no sistema, para poder manter o controle.
Custo total de estoque: Este custo total não é simplesmente a quantificação do produto em estoque, mas sim, juntamente com a soma de qualquer outro custo para está armazenagem. Contando da chegada até a saída desses produtos. Ex: A contabilização pode ser feita por custo médio, UEPS