Gestao das rela es no trabalho
Mercado de Trabalho, Emprego e Competitividade
Goiânia 01 de Setembro de 2015
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Matéria: Gestão das Relações no Trabalho
Mercado de Trabalho, Emprego e Competitividade
Goiânia 01 de Setembro de 2015
Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.
A Globalização, nos moldes atuais, é comandada pelas grandes multinacionais e pelo neoliberalismo. Assim, grandes corporações se instalam em muitos países subdesenvolvidos em busca de matéria-prima abundante e mão de obra barata. Essa mão de obra barata não encontra alternativa a não ser a de se sujeitar a receber baixos salários, o que, em termos gerais, acaba configurando a origem da miséria em todo mundo.
Outro problema que se configura nesse processo é a grande dependência econômica dos países mais pobres para com os mais ricos, ocasionada não só pela colonização, mas também pelo imperialismo. Isso acontece justamente por conta da integração econômica mundial, que sempre acompanhou a globalização. Sendo assim, essas nações não apresentam condições de oferecer infraestrutura, moradia e educação para a maioria da população, o que também contribui para a intensificação da exclusão social.
Nos dias atuais as exigências no mercado de trabalho aumentam e a oferta de mão de obras também. Já a oferta de emprego cai consideravelmente. Assim a competitividade cresce de forma desumana. Existem várias maneiras para a inserção no mercado de trabalho o estágio é uma delas. O estágio é importante para a inserção do aluno no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade contemporânea. Esta sociedade passou por diferentes mudanças e