Calor Espec fico da gua
INTRODUÇÃO:
O calor específico define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor, caracterizando uma substância. É constante para cada substância em cada estado físico.
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor.
Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes. A relação entre a caloria e o joule é dada por: 1 cal = 4,186J
Partindo daí, podem-se fazer conversões entre as unidades usando regra de três simples. Como 1 caloria é uma unidade pequena, utilizamos muito o seu múltiplo, a quilocaloria. 1 kcal = 10³cal.
É denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo. Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.
Assim:
Onde:
Q = quantidade de calor sensível (cal ou J). c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C). m = massa do corpo (g ou kg).
Δθ = variação de temperatura (°C).
A partir das medições inicial e final e da corrente elétrica, pode-se verificar a grandeza física estudada. Após ligar o aquecedor durante um certo tempo, a temperatura da água é dada pela equação: T= To + .
OBJETIVO:
O objetivo do experimento é determinar o calor específico da água caracterizando a substância e a capacidade térmica do calorímetro.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Miliamperímetro;
-