Gestao da Cadeia de Suprimentos
Vila Velha
2012
RESUMO
OS SISTEMAS DE ESTOQUES
Os estoques são elementos reguladores no contexto da cadeia de valor. Muitas técnicas e sistemas surgiram com o intuito de reduzir os estoques, tais como Just in time, consórcios modulares, parques de fornecedores, condomínios modulares, relacionamento colaborativo com clientes e fornecedores, entre outros. Os estoques desempenham papel importante e possuem funções distintas relacionadas às demandas de mercado, às características do produto e sua movimentação e a interferência de situação econômica.
A demanda independente é determinada pelas condições de mercado, e não é afetada pelas necessidades de produção; ela é gerada pelo consumidor ou cliente. Já a demanda dependente é determinada pelas decisões de produção e está vinculada a uma demanda independente.
No que se refere os custos de estoque, muitas empresas preferem utilizar métodos intuitivos para tomada de decisões que envolvem a administração de estoques. O departamento financeiro prefere manter estoques mínimos, aumentando a frequência de compras no decorrer de um dado período; já os departamentos de vendas e manufatura preferem manter estoques mais altos para evitar surpresas de desabastecimento. O melhor para resolver a questão e o gerenciamento baseado em bom senso e métodos analíticos. A identificação dos custos são fundamentais para a análise dos estoques.
O custo de espaço para armazenagem corresponde ao espaço físico necessário para armazenar o material, que pode ser alugado ou próprio.
O custo de capital está relacionado ao custo do dinheiro empatado no estoque, que dado a sua complexidade esse custo é bastante subjetivo ainda que represente um percentual extremamente alto na composição dos custos totais de estoque.
O custo por falta de estoque, em geral traz consequências econômicas serias para a empresa e provoca um impacto externo e interno.
O custo total de estoque é