Gestao ambietal
GESTÃO AMBIENTAL
fábio junior de oliveira carvalho
PLANEJAMENTO URBANO MACHADINHO D’OESTE-RO
1.ºSEMESTRE
MACHADINHO D’OESTE-RO
2012
fábio junior de oliveira carvalho
PLANEJAMENTO URBANO DE MACHADINHO D’OESTE-RO
1.ºSEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso Superior de gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: introdução à gestão ambiental, ecologia aplicada e gestão da biodiversidade, geologia e geomorfologia ambiental e química ambiental.
Orientadores: Professores: Cristina Célia Krawulski, William Luiz da Cunha, Thiago Augusto Domingues e Cláudia Smanioto Barin.
MACHADINHO D’OESTE-RO
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre os espaços públicos vegetados na organização dos aglomerados urbanos. Serão abordados aspectos históricos dos espaços livres de construção já nas primeiras cidades, como conseqüência das necessidades experimentadas a cada momento na relação cidade e natureza. Utilizam-se como fundamentação teórica os aspectos conceituais que definem e caracterizam as principais funções das áreas verdes urbanas. As diferentes concepções construídas ao longo dos períodos históricos remontam um perfil desses espaços, representados hoje pelos parques, praças, jardins públicos e arborização de acompanhamento viário. Torna-se necessário fazer um resgate das áreas verdes públicas e suas funções indispensáveis na estruturação da cidade moderna. Áreas verdes urbanas; planejamento urbano; é relatado sobre o plano diretor e SUS beneficiações para a sociedade, no qual é responsável pelos cumprimentos das funções sociais da cidade. O conselho de meio ambiente e suas leis adota as medidas ambientais, a preservação de áreas legais e da natureza. Meios de incentivarão a APA’S e reserva legal. Para cumprir a sua função do SISNAMA, constante na Lei Federal nº. 6.938/01 e no Decreto 99.274/90, o Município de Machadinho D’Oeste procurará