Gestão ambietal e transporte
A gestão ambiental está diretamente ligada ao transporte, seja público ou particular. E diante de um cenário cada dia mais globalizado e urbanizado, quem acaba sofrendo são as pessoas, que precisam se adaptar aos avanços da vida moderna nas grandes cidades.
Com o crescimento da população abrangendo áreas em torno das cidades, porém de forma bastante desordenada pela falta de planejamento, surge assim problemas de difícil solução como o de congestionamento do tráfego, aumentando muito a poluição ambiental devido gases emitidos pelos veículos. Hoje em dia todas as grandes cidades enfrentam graves problemas de trânsito, congestionamento, e emissão de gases nocivos à atmosfera por uma quantidade abusiva de carros.
Várias cidades à escala mundial lutam agora contra este fenómeno de automobilização massiva, tentando construir cidades agradáveis de se andar e pedalar.
O transporte é sistema usual, que por contar com uma infraestrutura de vias, acaba tornando-se caro, principalmente no que se refere a transporte de passageiros, o transporte público.
Em grandes centros, é comum haver um monopólio entre as empresas de transportes coletivo, obrigando as pessoas a utilizarem o meio de transporte pagando o preço dito pela empresa, sem poder escolher aquela que melhor lhe oferece o custo beneficio.
Seria necessário procurar integrar tanto a alta capacidade de transportar passageiros como a possibilidade de o transporte ser o menos poluente e mais acessível financeiramente a população de menor poder aquisitivo.
Para reduzir a poluição ,seria necessário implantar transportes que pudessem ser movidos a energia elétrica ,por exemplo e com isso baratear o custo da passagem para as pessoas que se utilizam desse meio. Apesar de a empresa ter um custo alto para se adaptar esses veículos, o custo benefícios para os passageiros seria em longo prazo.
Os carros elétricos são uma forte oportunidade