Gestalt
A Psicolgia da Gestalt originou-se na Alemanha, aproximadamente entre 1910 e 1912. Não se conhece a tradução do termo “Gestalt” em português, o termo que mais se aproxima de sua tradução seria forma ou configuração.
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores se preocuparam em cosntruir não só uma teoria consistente, masntambém uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.
Os três pesquisadores famosos que marcaram esta consistência teórica foram Max Wertheimer, Wolfgang Köhker e Kurt Koffka, baseando-se nos estudos psicofísicos, os quais relacionaram a forma e sua percepção, construíram as bases de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os Gestaltistas queriam compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.
Max Wertheimer realizou experiências com dois pontos de luz, acendendo e apagando as duas luzes no escuro, em diferentes intervalos de tempo, entre o acender de uma lâmpada e o apagar da outra e também em diferentes velocidades neste intervalo, dava a impressão que se tratava apenas de um ponto de luz. O pesquisador chegou a conclusão de que o movimento percebido nas luzes era uma ilusão de ótica.
Segundo o psicólogo Christian Von Ehrenfels, há duas características da forma – as sensíveis, inerentes ao objeto e as formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, fruto dos nossos ideais e da nossa visão do mundo. A união dessas sensações gera a percepção.
A PERCEPÇÃO
A teoria de Gestalt tem como ponto inicial e principal a percepção. De acordo com os gestaltistas os experimentos com a percepção os levaram a questionar a psicologia associacionista.
O processo de percepção encontra-se entre os estímulos fornecidos pelo