gestalt
A PSICOLOGIA DA FORMA
A PSICOLOGIA DA GESTALT é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia.
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Ernest Mach (1838-1916), físico, e Christian Von Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogico, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e pode ser considerados como os mais direitos antecessores da Psicologia da Gestalt.
Max Wertheimer (1886-1941),baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a basede uma teoria eminentemente psicológica.
Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma deferente da que ele tem na realidade. Como as imagens vão-se sobrepondo em nossa retina, temos a sensação de movimento. Mas o que de fato está na tela é uma fotografia estática.
A PERCEPÇÃO
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria, princípio implícito na teoria behaviorista – que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta que o meio fornece e a resposta do indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.Tanto a Gestalt quanto behaviorismo define a Psicologia como ciência que estuda o comportamento.
Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estimulo.
A BOA – FORMA
A Gestalt encontra nesses fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.
O meio